Diário de Viagem: Vamos para Noruega

Diário de Viagem: Vamos para Noruega
Depois de sair em uma lista de 2014 e em um programa na TV, o Pimentão Recheado resolveu sair de férias no final de ano e conhecer o país com maior qualidade de vida do mundo. Já ouviram falar na Noruega?!?!?! Eu, Felipe Müller [Mr.Pimentão] vou definir a Noruega, ou pelos menos suas duas maiores cidades em poucas palavras: O lugar MAIS caro, MAIS seguro e com o MAIOR índice de desenvolvimento humano do mundo. Se você estiver planejando visitar Noruega já aviso que o título de cidade mais cara do mundo não é brincadeira. O custo de vida tanto para turistas como para os próprios moradores é enorme. Descobri, com um dos vendedores de feira que o salário mínimo no país, em Reais [R$], é 4.000,00. SIM, Quatro Mil Reais, fica em torno de 14.000,00 NOK (Coroa Norueguesa, a moeda oficial). Em relação à segurança, posso dizer que NUNCA me senti tão seguro em um lugar tão organizado e limpo. Sabe aquele lugar dos sonhos, onde tudo funciona?
2
 
Alessandro Sales, estudante de Farmácia da UFMG e Chef do Bistrô do Pimentão Recheado está fazendo o programa Ciência sem Fronteiras na Noruega e está morando em Bergen. Aproveitei o final do ano e a oportunidade e corri pra lá pra poder conhecer, e claro, visitá-lo e passar um ano novo diferente. É assim, uma cidade perfeita e que representa muito bem o espírito da viagem pelos países escandinavos.
12
Deixa eu te localizar… A Noruega é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. A parte continental do país divide fronteira a leste com a Suécia e ao norte com a Finlândia e a Rússia. O Reino Unido e as Ilhas Faroe estão a oeste, através do Mar do Norte, a Islândia e a Groenlândia estão a oeste, através do mar da Noruega, e a Dinamarca fica próxima ao extremo sul do país, através do estreito de Skagerrak. Sei que é chato isso, mas é só pra você se localizar… Olha ae o Mapa:
Mapa da Noruega
A extensa linha costeira da Noruega, de frente para o oceano Atlântico Norte e para o mar de Barents, é a casa de seus famosos fiordes, que valem muito a pena conhecer.
DCIM100GOPRO
A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001  e também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz, que acaba fazendo parte também da entrega do Prêmio Nobel da Paz.
9
Vamos à cidade onde estou… Bergen. É o nome da segunda maior cidade da Noruega, com uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa. Sim. Apesar de ter vindo no final do ano pra Noruega, inverno pra caramba, nos meus 20 dias de estadia choveram no mínimo 21 dias! Acostumei com a chuva, só não acostumei com o horário do Nascer do sol que é 09:45 da manhã e o Pôr do sol que é 15:35. Foi difícil acreditar e aceitar nisso!
14
Fundada em 1070, Bergen é uma das cidades mais visitadas da Noruega, foi a capital da Noruega na Idade Média. Até o século XIV abrigou uma importante fortificação viking. O cais do porto – Bryggen – ainda guarda cuidadosamente o antigo centro comercial repleto de casinhas de madeira coloridas tombadas pela UNESCO, um dos pontos turísticos da cidade que vale a pena conhecer. Nos armazéns e estalagens de outrora, agora funcionam restaurantes, museus e lojinhas que até parecem ter sido tirados de uma cidade cenográfica. A atmosfera é extremamente acolhedora, apesar do frio que impera ninguém discute que é a mais linda cidade do país, além de ser mais cosmopolita do que a própria capital.
11
10
Perto dali tem o Mercado do Peixe. Estando em Bergen, a ordem é comer peixe. Nada mais inusitado do que sentar numa mesinha ao ar livre, no “Fish Market” e se deliciar com muito salmão, bacalhau fresco, lagosta, camarão, caviar e carne de baleia. Um delírio para os amantes de frutos-do-mar. O Mercado é uma das únicas coisas acessíveis por ali. Uma delícia!
16
15Essa é a cerveja típica e cara da Cidade! \o/
Bergen está cercada por algumas das paisagens mais espetaculares da Escandinávia. São sete colinas entremeadas por fiordes, montanhas e geleiras. A cidade é o ponto de partida ideal para quem pretende explorar tanto os fiordes da costa ocidental da Noruega (entre eles o Hardangerfjord famoso pelas cerejeiras e macieiras, estão entre os mais visitados – e o Sognefjord), como as incríveis massas de gelo dos glaciais (Folgefonn, por exemplo, que ocupa 260 Km quadrados de área).
8
Subi a montanha Fløibanen em Bergen, que é uma das mais conhecidas e famosas atrações da Noruega. Fløibanen pode ser encontrado no coração de Bergen, a 150 m do Mercado de Peixe e leva apenas 10 minutos até a estação do bondinho para subir. Eu, Felipe Müller gosto de andar e fui a pé.
4
3
5
Demorou quase 2 horas, mas o passeio é INCRÍVEL, e como estava nevando muito quando fui, foi MÁGICO. No topo você pode desfrutar de uma vista fantástica sobre Bergen. Podemos encontrar café, cenários lindos para fotografar, um restaurante, um parque infantil, um lago (que por causa do frio estava congelado) e estátuas de Trolls.
Reza a lenda, que os Trolls eram pequenas criaturas estranhas que viviam nas montanhas e nos mares, no norte da Noruega. Eram semelhantes aos humanos, mas tinham cabelos desgrenhados, rabo, apenas quatro dedos e um narigão enorme. Só era possível encontra-los à noite, pois eles não suportavam a luz. Caso, não regressassem aos seus esconderijos antes do amanhecer viravam pedra. Eles eram dotados de poderes especiais e podiam se transformar em lindas mulheres. Quando enfurecidos tinham uma cólera que não conhecia limites. Para agrada-los os camponeses ofereciam pratos de comida, especialmente, na noite de Natal. Até os dias de hoje, dizem que é preciso estar de bem com os Trolls para não correr o risco de se deparar com sua fúria. Afinal, muitas das montanhas noruegueses formadas por rochas talvez sejam Trolls que não conseguiram romper a luz do dia e viraram pedra.
7
Como fui no final do Ano, tinham 4 velas no topo da Montanha que a cada domingo uma era acesa até o dia do Natal (Faz parte da cultura Norueguesa).
17
Dependendo do período e do horário que você for subir na montanha, você ainda pode conseguir assistir umas das maiores belezas naturais famosa na região: Aurora Boreal. Outro fenômeno natural famoso na Noruega também é o Sol da Meia Noite. Acima do Círculo Polar Ártico, o sol não se põe durante o verão. Quem visita o norte da Noruega nessa época do ano, pode desfrutar da luz do sol por 24 horas. Incrível não?!
6
Por fim não posso esquecer do mais importante!!! A Gastronomia Norueguesa! Hummmm… A Noruega é um dos maiores produtores de pescado do mundo, não deixem de provar o famoso salmão que foi o melhor prato que tive a oportunidade de experimentar durante a viagem…. Além deste comi deliciosas gastronômicas feitas pelo Chef Alessandro do Pimentão!
18
Ainda vou atualizar o Post com mais fotos e informações extras que eu achar interessante…
Só para saberem, estas fotos foram todas tiradas por mim, pelo Alessandro ou por alguém que pedimos para tirar… 😛
Bom… é isso! Espero que tenham gostado da Dica e se tiverem uma oportunidade de ir na Noruega, Vale muito a pena! 🙂

Deixe um Comentário

Comment (required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (required)
Email (required)

Você é humano? Por favor resolva a conta: * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

*